terça-feira, 13 de maio de 2008

A culpa é só da Polícia? *

O verdadeiro show midiático do caso do homicídio da garota Isabella há muito tempo passou dos limites. Eu arriscaria a dizer que, não fosse o promotor Cembranelli tão apagado, poderia iniciar uma bela carreira política, tal sua freqüência à frente das câmeras de TV.

A Folha de S.Paulo, em seu editorial de 9/5, atacou duramente a postura da Polícia na condução do caso. Afirmou o jornal:

"Concorde-se ou não com a prisão preventiva, a imagem e a integridade física do casal precisariam ter sido protegidas pela polícia. As autoridades estavam obrigadas a frustrar a expectativa da mídia, mas colaboraram ativamente para o show de truculência que foram a prisão e a transferência de duas pessoas que não ofereciam risco. Esse tipo de ação mercurial, marqueteira, das autoridades pode saciar desejos primitivos de vingança, mas não vai diminuir o descrédito na Justiça." (grifei)

Mas a culpa é só da Polícia? Ou os órgãos de imprensa - aí incluída a Folha - também têm parcela considerável de responsabilidade pelo que está acontecendo?

(*) Atualização: o Estadão seguiu na mesma linha em 11/5: "É no mínimo preocupante o caminho que alguns membros do Ministério Público e da magistratura estão trilhando, deixando-se levar pelo clamor público e pela comoção social, em vez de se aterem rigorosamente ao que diz a lei. (...) O açodamento da polícia, do Ministério Público e de alguns juízes e o tratamento espetaculoso que a imprensa vem dando ao caso nada têm de original". (grifei)

O fato de dois dos principais jornais do país estarem questionando as posturas adotadas neste emblemático caso já é um avanço e poderá (a conferir) resultar em uma cobertura mais informativa e menos sensacionalista.
_____
Confira os mencionados editoriais na seção Vale a leitura! da edição nº 73 do boletim Direito na Mídia.

Nenhum comentário: