quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Em busca de provas, FBI opera site de pedofilia por 13 dias

Denúncia do jornal USA Today repercutida no Brasil pelo site Opera Mundi revelou que a Polícia Federal Norteamericana (FBI) operou - entre fevereiro e março de 2015 - um "site de conteúdo pedófilo considerado o maior da internet".

Segundo a reportagem, a Polícia assumiu o controle e manteve o site ativo por 13 dias antes de retirá-lo do ar. Os números obtidos no período falam em 215 mil usuários cadastrados, 23 mil fotos e vídeos e 9 mil arquivos prontos para serem baixados (download) para os computadores de qualquer internauta.

Esta teria sido pelo menos a terceira vez que o FBI toma tal atitude em busca de identificar possíveis pedófilos. O problema da estratégia adotada é que, durante esse tempo, as imagens de crianças e adolescentes permaneceram na internet, ao alcance de milhares de pessoas, que podem tê-las baixado para seus computadores para depois publicarem-nas em outros sites.

 Vale a pena refletir sobre as ponderações da professora de direito Elisabeth Joh, reproduzidas na matéria:
“Em algum momento as investigações do governo não serão diferentes do crime e nós deveríamos nos perguntar se isso é o certo (...) A loucura é: quem está fazendo a análise de custo/benefício disso tudo? Quem decide qual é o melhor método para identificar essas pessoas?”
_____
Confira a reportagem original do USA Today (em inglês), com mais detalhes sobre a operação.

Nenhum comentário: