segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Mobilidade: seu escritório já permite horários alternativos?

O Valor Econômico da última quinta-feira 28/8 publicou interessante reportagem sobre a flexibilização dos horários de entrada e saída dos funcionários em diversas empresas paulistanas.

Trata-se de uma forma de dar maior autonomia ao colaborador, sem aderir ao home office, prática em que - em tese - perde-se parte do controle da chefia sobre os funcionários.

A matéria lista diversos exemplos, como a permissão de que os trabalhadores escolham seu horário de entrada entre 7h e 10h, o estímulo a caronas (inclusive com o uso de aplicativos), a reserva de determinado número de vagas na garagem aos que ofereçam transporte solidário e o uso de fretados entre empresas da mesma região.

Além disso, a presença de prestadores de serviço dentro do prédio comercial (academias, restaurantes, salões de beleza e até centros médicos) permite que as pessoas fiquem até mais tarde no local, retornando a suas casas após o horário do rush, ao passo que a videoconferência diminui o número de deslocamentos externos no horário de expediente.

Tais medidas já chegaram a seu ambiente de trabalho?
_____
Saiba mais:

- "Home office: possibilidade de trabalho no meio Jurídico", Migalhas, 3/3/2014;
- "Os escritórios de Direito ficaram bem mais modernos", revista Exame, edição 187, 19/12/2013.

Nenhum comentário: