quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Gilmar Mendes irrita-se e Estadão altera teor de reportagem

Com o título "Mendes diz que 'militância suja' tenta intimidá-lo no julgamento de Arruda", o experiente repórter Severino Motta, da sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo, repercutiu as declarações do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral.

Irritado com pergunta feita sobre suposto favorecimento do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda a uma enteada sua, o ministro acusava "blogs financiados com dinheiro público" e "uma jornalista do Estadão" de querer intimidá-lo.

A reportagem foi às bancas no dia 12/9, mas estava no site da Folha desde às 23h36 da véspera. Pouco mais de uma hora antes, às 22h01, o site do jornal O Estado de S.Paulo publicara reportagem-denúncia com o seguinte título: "Enteada de Gilmar Mendes 'escapa' de demissão geral". A demissão em massa ocorrera nos primeiros dias do governo Arruda no DF, em 2007, e a cunhada de Mendes foi uma das poucas a ser recontratada.

Entretanto, após envio de nota pela assessoria do ministro, às 22h30 o jornal alterou substancialmente o conteúdo de sua matéria, passando a estampar: "Terapeuta não era enteada de Mendes à época de recontratação".

O blog Luis Nassif Online registrou as duas versões do Estadão e trouxe novos ingredientes à trama, afirmando que Eliana Cantanhêde teria, em 2008, publicado matéria afirmando que o namoro datava de 2005, embora em janeiro de 2007 eles efetivamente ainda não fossem formalmente casados.
_____
O site do jornal Gazeta do Povo (PR) reproduziu a primeira versão da matéria d'O Estado. de S.Paulo.

Nenhum comentário: