quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Para revista, principais advogados do mensalão falharam

A revista Carta Capital desta semana (foto) deu "uma zoada" com alguns dos principais criminalistas brasileiros, cujos clientes foram ou estão prestes a ser condenados no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Para a repórter Cynara Menezes, "os medalhões do Direito no país, entre eles dois ex-ministros da Justiça, estão prestes a sofrer uma derrota clamorosa, enquanto um defensor público é até agora o único vitorioso".

Embora tenha lembrado da boa situação vivida por Antônio Cláudio Mariz de Oliveira - cuja cliente ainda não havia sido absolvida quando do fechamento da edição - e elogiado a atuação de Haman Córdova, o defensor público-geral da União, Cynara esqueceu-se de José Roberto Leal de Carvalho e Luís Justiniano de Arantes Fernandes, patronos de Luiz Gushiken, absolvido à unanimidade pelo plenário do STF.

A matéria segue sempre em tom irônico, comentando sobre "togas e sapatos tinindo de novos" e chamando de "cabuladores" os advogados que deixaram de acompanhar o julgamento ao vivo, no Supremo. Como se algum advogado pudesse passar dois ou mais meses por conta de um único e anacrônico caso.

Não faltaram comentários sobre os honorários recebidos e a frequência dos defensores ao Piantella, restaurante de luxo da capital, mas o ponto mais sujeito a críticas foi ter colocado em dúvida "se os advogados fizeram o melhor que podiam". Segundo "fontes do STF" não identificadas pela reportagem, a atuação dos advogados foi considerada "normal" ou "boa, mas nada demais".
_____
Confira a reportagem da Carta Capital no clipping do TJDFT.

Em seu blog, Frederico Vasconcelos também comentou esta reportagem.

Nenhum comentário: