quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Direito na Mídia completa 6 anos

Na manhã da terça-feira 19 de setembro de 2006, um grupo de pouco mais de quinze pessoas recebia um email com um texto de apresentação e um arquivo anexado: um documento do Word de duas páginas com comentários sobre as reportagens jurídicas publicadas dias antes e indicações de leitura. Nascia ali o projeto Direito na Mídia.

As mudanças foram constantes: primeiro alteramos o formato do boletim para PDF, depois passamos a usar nosso logotipo e as cores atuais. Na sequência, criamos o blog, de início apenas para colocar os links da seção Vale a leitura!, até que - em 6 de março de 2008 - iniciamos a produção de matérias no blog, com a cobertura do julgamento das células-tronco no STF (ADI nº 3.510).

Nosso ano mais produtivo foi 2009, com exatas 300 postagens no blog. Em junho daquele ano, o Google passou a fazer a contagem dos acessos. De lá para cá, foram mais de 102 mil acessos, com recorde absoluto para o mês de agosto de 2012, com o início da cobertura do mensalão (AP nº 470).

Falando em números, foi também em 2009, no mês de março, que iniciamos nossa parceria com o portal Jus Navigandi, que sempre esteve na liderança entre os sites de onde vinha o maior número de leitores. O acordo, todavia, está prestes a se encerrar.

Com 557 leitores cadastrados em nosso GoogleGrupo para recebimento do boletim por email e 170 seguidores no blog, aos poucos fomos testando novas mídias. A TV Direito na Mídia empacou logo na primeira exibição. Faltaram equipamentos e ânimo para continuar. Por outro lado, nosso Twitter, que estreiou em 8 de março de 2010, teve boa aceitação, estando próximo de atingir a marca de 1.900 seguidores.

Até o momento, optamos por não entrar no Facebook, mas, desde 2011, o blog possui uma versão especial para os que acessam via IPhone e demais smartphones.

Nossa atual parceira, a Editora Juruá, nos presenteia com livros para serem sorteados pelo Twitter e com descontos de 10% para todos que comprarem pelo link existente no blog.

Como sempre fazemos, agradecemos a nossos leitores por mais este aniversário, dos mais antigos e que até hoje nos acompanham, aos que chegaram recentemente. Não sabemos o que vem por aí - novos programas, tecnologias, ferramentas - mas, seja na plataforma que for, estaremos lá comentando as notícias jurídicas que ganharam destaque na mídia.

Ricardo Maffeis - 19 de setembro de 2012
contato@direitonamidia.com.br

Um comentário:

Glauber disse...

Parabéns pelos seis anos de ótimas seleções! Dentro do universo gigantesco de blogs sobre direito, este site é um oásis! Faz o que é mais difícil: selecionar o joio do trigo nas notícias jurídicas!