quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mensalão 9º dia: "foi dinheiro de campanha eleitoral"

No penúltimo dia reservado às defesas dos acusados do mensalão, o que mais se ouviu foi a argumentação de que o dinheiro movimentado tinha uma função, regularizar gastos de campanha eleitoral.

A defesa mais consistente da tarde foi a de Pierpaolo Cruz Bottini, advogado do ex-deputado Professor Luizinho (PT/SP). "Não há qualquer elemento que mostre que ele participou, sequer que sabia dos fatos criminosos (...) não há nexo causal, nem domínio dos fatos", sustentou o defensor, acrescentando que "para a lavagem de dinheiro, não basta receber  os valores, é preciso um ato de ocultação ou dissimulação. Não se vê qualquer ato de dissimulação na conduta do Zé Linguiça [assessor do deputado que sacou R$ 20 mil], o saque foi no banco, na Av. Paulista, em horário de expediente bancário, mediante recibo preenchido e assinado".

De pitoresco no dia de ontem, além do apelido de Zé Linguiça para um dos envolvidos, tivemos o advogado que afirmou saber "de fonte fidedigna" que seu cliente, o ex-deputado Paulo Rocha, "tomou uma cachacinha com o ex-presidente Lula", os versos de Cazuza "a tua piscina está cheia de ratos, tuas ideias não correspondem aos fatos" dirigidos pelo defensor de Anita Leocádia ao procurador-geral da República e as menções a Odete Roitman e a Bin Laden feitas pelo patrono de João Magno.

Nesta quarta-feira ocorrerá o último dia de sustentações orais. A previsão é que a leitura do voto do relator comece ainda hoje ou, mais tardar, na sessão de amanhã.

Nenhum comentário: