quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Justiça do Trabalho diminui burocracia

Projeto piloto testa uso de cartão de crédito

Depois de muita discussão, finalmente o Judiciário passará a aceitar o pagamento de dívidas com o uso de cartões de crédito e/ou de débito. A experiência terá início na 13ª Vara do Trabalho de Belém/PA, após assinatura de compromisso entre o Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal Superior do Trabalho e os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Segundo reportagem do Valor Econômico de 31/1, espera-se que em seis meses a novidade esteja disponível para todos os tribunais interessados. As autoridades ouvidas pelo jornal falaram em redução da burocracia, agilidade no pagamento frente a execuções que duram até dois anos, facilidade nas conciliações e renegociações de dívidas e expectativa de adesão maciça por parte dos devedores.

Embora a matéria fale que todos os cartões serão aceitos, já é possível prever a futura briga entre bancos, administradoras de cartões e donas das populares maquininhas pelo preferência - ou até mesmo monopólio - neste novo filão. Basta lembrar a disputa pela administração dos depósitos judiciais e da folha de pagamento dos tribunais.

Outro ponto que poderia ter sido abordado é o motivo de expectativas tão positivas. Como se pretende convencer devedores que conseguem enrolar anos para saldar seus débitos a quitá-los durante a audiência? De qualquer forma, torcemos pelo sucesso da iniciativa.

Nenhum comentário: