sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O juiz Garzón no banco dos réus


"O que está acontecendo?
O mundo está ao contrário e ninguém reparou
O que está acontecendo?"

Relicário - Nando Reis

Começou nesta quinta-feira, na Espanha, o julgamento do juiz Baltasar Garzón, mundialmente conhecido desde que determinou - e conseguiu - a detenção do ditador chileno Augusto Pinochet, em Londres, em 1998.

Diferente do papel que acostumou a desempenhar nas últimas décadas, Garzón encontra-se agora no banco dos réus, acusado por supostos abusos na investigação dos "desaparecimentos forçados" ocorridos durante a ditadura do general Franco, teoricamente desrespeitando a lei de anistia espanhola.

Segundo reportagem do jornal O Globo, se condenado, Garzón ficará proibido de exercer qualquer cargo no Judiciário por 20 anos, o que significaria o fim de sua carreira. E esta não é a única acusação que pesa contra o magistrado espanhol, conforme se pode conferir na matéria.

Tive a oportunidade de participar de duas entrevistas coletivas com o juiz Baltasar Garzón (foto), ambas em Porto Alegre, em edições passadas do Fórum Social Mundial e do Fórum Mundial de Juízes, mas foi durante o 1º Congresso Mundial do Ministério Público, ocorrido em São Paulo, em setembro de 2000, que pude conhecê-lo melhor, no bar do Hotel Transamérica, graças a amigos promotores que participavam da organização do evento.

A ele, nosso apoio e torcida neste difícil momento.

Um comentário:

Anônimo disse...

baltasar garzón real inhabilitado y multado.....