terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pará, o Estado onde acontece de tudo

A primeira reação ao ler a manchete do UOL Notícias de ontem foi de espanto: "Menino de 11 anos é flagrado preso em cela comum de delegacia em Belém". Não chega nem a ser um adolescente infrator irregularmente detido com adultos, mas sim uma criança!

Depois, relembrando alguns tristes casos também ocorridos no Pará - Estado que alguns querem oportunisticamente dividir em três - percebi que o caso é de indignação, mas não de espanto. Confira:

- "Mulher em cela de homem é comum, diz governadora" (24/11/07);

- "PMs ameçam juiz no Pará" (28/09/09);

- "Pará teve 219 mortes no campo nos últimos 10 anos, diz procurador" (28/06/11);

- "Impunidade no caso do assassinato de Irmã Dorothy completa quatro anos" (11/02/09).

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou paraense e posso dizer: aqui acontece de tudo e mais um pouco. Como delegado sinto-me ultrajado pelo tratamento que os incompetentes órgãos de segurança dispensam às forças de segurança pública. Chefes de departamentos estratégicos desses órgãos padecem de atroz incapacidade gerencial para figurar em tão altos escalões... As polícias são despreparadas, desarticuladas, desestruturadas... não há planejamento, os dados estatísticos não são atualizados (propositalmente) nem confiáveis... Quem sofre com isso é o povo! Aqui, graças a Deus, os bandidos são pé-de-chinelo, por que se o crime fosse organizado, estaríamos perdidos! Como paraense e como policial civil me sinto desprestigiado. Temos o pior salário do país e o um delegado-geral que se reúne toda segunda pra discutir os crimes mais noticiados da semana que passou... amadorismo total.

Anônimo disse...

Olã, o comentario relacionado ao Pará, pode sim ser chamado de absurdo, mais nem em tudo, pois como o delegado postou não há crime organizado, aqui não se cria, a lei diz que cuida de pessoas de bem, cuida e dá privilegios para infratores, eu mesma fui assaltada, e não há como eu me dirigir a uma delegacia,nem para fazer BO, sabendo que apenas vou servir de estatistica, pois a segurança aqui no pará é insatisfátoria, por falta de investimento e melhores salarios também, aqui não é facil arriscar a vida por tao pouco.