quarta-feira, 16 de março de 2011

Contra o consumidor, Renault busca a Justiça

Ganhou grande repercussão nas redes sociais e acabou sendo divulgada também na mídia tradicional a atitude da montadora Renault de processar uma consumidora que criou um site e perfis no Facebook, Twitter e Youtube para reclamar de um carro daquela marca que, segundo a denunciante, não funciona.

Por determinação da Justiça catarinense, a consumidora deverá tirar do ar o site e todas as contas de redes sociais que mantém com criticas à montadora, sob pena de multa diária no valor de cem reais.

Para o juiz, a consumidora abusou do direito de liberdade de expressão e sua atitude pode causar danos à imagem da empresa. Provavelmente, estragos menores do que a imagem negativa de ser apontada como "perseguidora" de seus consumidores. Isso sem falar no veículo, estacionado há três anos por problemas no motor, de acordo com o site Meu Carro Falha.

A atitude da Renault foi diametralmente oposta à da Brastemp, que também se viu às voltas com um consumidor revoltado na internet mas preferiu entrar em acordo com o cliente em vez de processá-lo.

A montadora de origem francesa talvez tenha se espelhado no exemplo da Folha de S.Paulo, que processou o extinto site Falha de S.Paulo, autor de duras críticas ao jornal.
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Confira a reportagem do site da InfoExame sobre o tema, publicada em 14/3.

Conheça o site Meu Carro Falha, antes que se esgote o prazo judicial e ele saia do ar.

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