segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Genro: “O STF está violando a Constituição”

Em entrevista ao Terra Magazine, Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, afirmou textualmente que – em sua opinião – o Supremo Tribunal Federal (STF) “já violou a lei em diversas oportunidades”.

O governador petista referia-se ao processo de extradição do italiano Cesare Battisti. Quando ministro da Justiça no Governo Lula, Genro decidiu pela concessão de refúgio a Battisti, para que este não fosse extraditado.

“O Supremo está errado, está violando a Constituição e já deveria ter mandado soltar o Battisti, que está ilegalmente preso no País há muito tempo”, completou Genro.

São palavras fortes dirigida à Corte responsável pela interpretação da Constituição Federal, especialmente quando ditas por um governador de Estado. Talvez não tenham tido maior repercussão por ser o caso Battisti um dos mais enroscados dos últimos anos.
_____
Sobre o tema, confira a cobertura do Terra Magazine:

- “Tarso Genro: 'STF violou lei várias vezes no caso Battisti'”, de 10/2;

- “Decisão de Lula sobre Battisti deve ser mantida, diz Mello”, também de 10/2, entrevista com o ministro Marco Aurélio Mello, do STF;

- “Cardozo: País tem direito de decidir como quer com Battisti”, de 12/2, entrevista com o ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça.

Nenhum comentário: