sábado, 19 de fevereiro de 2011

Brasil: primeira condenação por insider trading

A repórter especial Cristine Prestes, do Valor Econômico, é a autora de reportagem sobre a primeira condenação da Justiça brasileira pela prática do crime de insider trading, o uso de informações privilegiadas a que tiveram acesso, em benefício próprio. No caso, com a compra e venda de recibo de ações da Perdigão na Bolsa de Valores de Nova York.

Os condenados - em primeira instância, passível de recurso tanto dos réus quanto do Ministério Público Federal (MPF) - são dois executivos da Sadia. As penas ficaram pouco abaixo dos dois anos de reclusão, substituídas por prestação de serviços à comunidade, além de multas na casa dos R$ 350 mil.

Um outro executivo, que também era réu na ação, fez um acordo com o MPF e acabou excluído da ação penal, em troca de prestação de serviços.

Para a acusação, foi "uma sentença histórica do ponto de vista do crime financeiro"; a defesa acredita que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região reverterá a condenação.
_____
Confira a reportagem "Justiça condena administradores da Sadia", do Valor de 18/2, no clipping do Ministério do Planejamento.

Um comentário:

nestor bordini disse...

O Brasil esta progredindo não só no lado da Adm. Pública, mas já estamos começando o outro lado da moralização no velho ensinamento o privado pode fazer tudo esta caindo em desuso nas terras tupiniquim a ética tem que existir seja em qual for o meio Tenho um sonho ai vou me orgulhar muito de ser Brasileiro fim da corrupção seja lá onde for.