sábado, 19 de fevereiro de 2011

A desembargadora que nasceu na roça

Fausto Macedo, experiente repórter do jornal O Estado de S.Paulo, é o autor de uma ótima reportagem sobre a mais nova desembargadora federal do TRF da 3ª Região, Daldice Maria Santana de Almeida (foto de Paulo Liebert/AE).

A desembargadora tem uma história de vida de emocionar. Daquelas que mostram como algumas pessoas conseguem superar as maiores dificuldades. Ela nasceu na roça, filha de um vaqueiro e de uma dona de casa e com sete irmãos ao total. Tudo isso, numa cidadezinha baiana a 720 km de Salvador.

A época da faculdade de direito também não foi fácil, chegou a morar por alguns meses em uma república onde fazia os afazeres domésticos. Formada, começou uma carreira vitoriosa nos concursos públicos: analista financeira, procuradora da Fazenda e, finalmente, juíza federal. A promoção para o TRF/3 foi por merecimento e, de cara, Daldice recebeu 11 mil processos, 2 mil deles anteriores a 2006.

Um belo exemplo para este final de semana. Confira a reportagem do Estadão de 8/2.

*****

Outra bela história é a do estudante paulista Eduardo Piniano Pinheiro, que descobriu ter um câncer na coxa em dezembro, entre a primeira e a segunda fases dos principais vestibulares. Não desistiu e fez as provas no hospital, em Campinas/SP, onde estava internado.

Eduardo foi aprovado em engenharia da computação na Unicamp e na UFSCar, a Universidade Federal de São Carlos. E em direito na USP. Não sei qual ele escolheu, mas minha torcida é para que tenha optado pelo Largo de São Francisco.

Já tinha lido sua história numa matéria da Folha. No último domingo, o Fantástico (Globo) fez uma boa reportagem sobre ele e outros campeões dos vestibulares. Leia e/ou assista aqui.

Nenhum comentário: