segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Revista Piauí disseca o Supremo Tribunal

O espaço foi generoso, onze páginas da edição de agosto. Mesmo assim, a extensa reportagem de Luiz Maklouf Carvalho terá sequência no próximo número da revista Piauí. Não me recordo de um trabalho tão profundo sobre o Judiciário, especialmente em um veículo da mídia impressa, onde os espaços são reduzidos.

A matéria trata da rotina do tribunal e, sobretudo, dos ministros que o integram. Depois de entrevistar e conhecer vários deles, o repórter colheu histórias interessantes, curiosidades, muitas polêmicas e os bastidores do STF.

A forma de eleição da Presidência da corte, os ataques do Executivo à Suprema Corte, a transmissão das sessões pela TV Justiça e até uma pouco conhecida tentativa de abertura de processo de impeachment contra o ministro Marco Aurélio estão retratadas na revista.

Aprendi muito aqui no Supremo – e mais da vida do que do direito”. A frase, atribuída ao ministro Eros Grau, pode ser adaptada à reportagem. Aprende-se bastante com sua leitura.
_____
Não localizei link aberto para a reportagem. No site da Piauí, o acesso só é franqueado a assinantes da revista. Nas bancas, custa R$ 12. O Blog do Fred apresentou um resumo da reportagem.

Nenhum comentário: