domingo, 1 de agosto de 2010

Como confundir leitores com números

Com a aposentadoria do ministro Eros Grau, que deve ser publicada no Diário Oficial no começo desta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeará seu nono ministro para o Supremo Tribunal Federal. O STF é composto por onze membros, logo, Lula terá escolhido 9 em 11.

É esta conta, simples e totalmente equivocada, que a mídia tem apresentado aos leitores. Poucos jornalistas fazem a ressalva - obrigatória - de que dois dos nomeados substituem outros escolhidos pelo próprio presidente Lula, ou seja, da composição total de 11, o atual presidente será o responsável pela nomeação de 7 ministros. Além de Eros Grau, que ora se aposenta, Carlos Alberto Menezes Direito, já falecido, também foi escolhido por Lula.

Basta lembrar que os atuais ministros e ex-presidentes do STF Celso de Mello, Marco Aurélio, Ellen Gracie e Gilmar Mendes foram nomeados por outros presidentes da República (Sarney, Collor e Fernando Henrique Cardoso).

Para finalizar, volta à pauta a discussão sobre o modelo brasileiro de esolha dos ministros do Supremo. O tema durará até a posse do novo escolhido, depois será esquecido e retomado na aposentadoria seguinte.

Nenhum comentário: