sexta-feira, 23 de abril de 2010

Disputa nos votos e não nos tribunais

Um dos assuntos da edição desta semana (nº 131) do boletim Direito na Mídia foi a judicialização da política, fenômeno que cresce de importância a cada pleito, notadamente desde 1996. Graças a esta constatação, a repórter Julia Duailibi, do Estado de S.Paulo, escreveu interessante matéria em que o status dos advogados especialistas em direito eleitoral já se equipara ao dos grandes marqueteiros nas disputas.

Fazendo loas à função dos advogados, um dos entrevistados afirmou "Há uma tendência que vem crescendo de o coordenador jurídico ser cada vez mais importante. Um erro do marqueteiro causa um dano grande. Do advogado, pode ser fatal".

Nesta toada, merece grande elogio, o posicionamento do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, que tomou posse no cargo ontem. Tanto em entrevistas publicadas dias antes, quanto no próprio discurso de posse, Lewandowski deixou claro que a judicialização é "indevida e excessiva" e que o Judiciário deve intervir menos na disputa política. Assinamos embaixo.
_____
Confira a reportagem "Guerra de ações dá a assessores jurídicos status igual ao de marqueteiro", do Estadão de 19/4 (clipping do TSE).

Para receber automaticamente o boletim Direito na Mídia, basta adicionar seu email no campo na coluna da direita deste blog e clicar em "Participe", ou escrever para contato@direitonamidia.com.br.

Nenhum comentário: