sexta-feira, 26 de março de 2010

Receita vai atrás de fusões fraudulentas

Após decisão da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgando ilegal a incorporação invertida (quando uma empresa com prejuízo fiscal incorpora outra lucrativa), o Estadão apurou que pelo menos 15 grandes companhias brasileiras estão na mira na Receita.

Para o STJ, fica caracterizada em tais casos a simulação, pois o objetivo real das empresas era recolher menos tributos. De acordo com o Valor Econômico, a prática é muito comum no Brasil e teve significativo crescimento no período da crise econômica internacional.

Tal informação foi confirmada pelo Estadão, que trouxe dados do fisco de que o prejuízo do Governo somente em 2007 teria alcançado os R$ 110 bilhões e aumentado nos anos seguintes.
_____
Para entender melhor o caso, confira "STJ considera ilegal incorporação invertida" do Valor de 19/3 e "Receita investiga fraude em 15 fusões" de O Estado de S.Paulo de 22/3

Um comentário:

Tiago P. disse...

Valeu pelo comentário no meu blog e pela citação no teu, caro. Coloquei o teu blog na minha lista para seguir-lo. Um abraço.