quarta-feira, 17 de março de 2010

Construtoras dividem entre si licitações

Na atual edição (nº 127) do boletim Direito na Mídia, que circulou ontem, comentamos denúncia da Folha de S.Paulo baseada em operações da Polícia Federal a respeito de uma prática muito comentada no Brasil, a de que empreiteiras repartem as licitações governamentais, de modo que todas sejam beneficiadas.

A acusação é grave. Informa o jornal que "nem sempre o grupo (...) que vence a concorrência é o mesmo que executa a obra ou recebe o pagamento" e que "as construtoras firmam entre si um pacto sobre quem de fato vai executar uma obra a ser licitada. Depois, elas participam separadamente da concorrência, para dar aparência de lisura ao processo. Escolhida a vencedora, o acerto é feito por fora".

Há indícios de participação do esquema nas licitações de metrô de Salvador, do Rio, do DF, de Fortaleza e de Porto Alegre. No caso da capital baiana, o jornal apresentou até um cronograma das apurações.

A Folha afirmou ter procurado as 12 empresas citadas na reportagem, várias das quais não quiseram se manifestar. As outras, negaram as acusações, tal como fizeram os responsáveis pelas contratações. É mais um caso que merece acompanhamento e novas reportagens.
_____
Confira as reportagens "Empreiteiras criam esquema paralelo para repartir licitações" e "Empresas e governos negam irregularidade em consórcio", ambas da Folha de 14/3, reproduzidas no ótimo clipping do Ministério do Planejamento.

Nenhum comentário: