sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Chocolates: risco de concentração mundial

Os leitores mais antigos de Direito na Mídia estão acostumados aos comentários que regularmente fazemos à estratégia da Nestlé de não cumprir a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

O Cade, como se sabe, obrigou a multinacional suíça a vender a Chocolates Garoto a outro player que não a Kraft Foods (dona da Lacta). A Nestlé recorreu ao Judiciário e ainda não precisou se desfazer da empresa capixaba.

Enquanto no caso Nestlé-Garoto discute-se a concentração no mercado brasileiro de chocolates, vem aí uma possível concentração mundial. A estadunidense Kraft fez uma tentativa de aquisição hostil da britânica Cadbury.

Embora o negócio não esteja ainda concretizado - o Wall Street Journal Americas informa que os acionistas da Cadbury pretendem receber menos ações e mais dinheiro - é certo que, se confirmado, deverá implicar em grande concentração de mercado em diversos países.

No Brasil, talvez o problema não seja tão relevante, pela pequena participação no mercado conseguida pela empresa britânica. Mas convém não descuidar.
_____
Confira a reportagem "Oferta pela Cadbury põe à prova a presidente da Kraft", do WSJ Americas, reproduzida hoje pelo Valor Econômico. Nota: o enfoque da matéria é econômico e não jurídico.

Nenhum comentário: