terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Dois juristas entre os líderes mundiais

O importante jornal espanhol El País publicou recentemente sua lista dos 100 maiores protagonistas iberoamericanos do ano ou, na versão original, "hombres y mujeres iberoamericanos que han marcado 2009".

O primeiro colocado é o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que teve seu perfil escrito por José Luiz Zapatero e por Julio María Sanguinetti, respectivamente ex-primeiro ministro espanhol e ex-presidente uruguaio.

Mas como o foco deste blog é a área jurídica, destacamos duas personalidades escolhidas pelo El País como líderes: em primeiro lugar, o juiz espanhol Baltasar Garzón, mundialmente conhecido por seu combate aos terroristas do grupo basco ETA e pela ordem de prisão do ex-ditador chileno Augusto Pinochet.

Também recebeu destaque do jornal a juíza Sonia Sotomayor, primeira hispânica a ser nomeada para a Suprema Corte dos EUA.

E o leitor de Direito na Mídia, o que pensa? Algum jurista brasileiro merecia estar na lista de lideres iberoamericanos? O blog vota em um, o ministro Celso de Mello, decano do STF e uma das vozes mais respeitadas daquela corte.
_____
Confira aqui o caderno especial do El País ou visite diretamente os perfis de Baltasar Garzón, Sonia Sotomayor e do presidente Lula.

Nenhum comentário: