sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Preço diferente no cartão é prejudicial?

A Câmara dos Deputados vetou emenda do Senado Federal que permitia cobrança de preço diferenciado na venda de bens ou na prestação de serviços pagos com cartão de crédito, em relação ao valor fixado para pagamento à vista.

Ignorando os abusos das operadoras de cartão de crédito, setor altamente concentrado e que impõe condições desvantajosas, em especial aos pequenos comerciantes, os deputados entenderam que a medida desrespeitaria o consumidor.

Para o autor da emenda, senador Adelmir Santana (DEM/DF), a medida beneficiaria o cliente em vez de prejudicá-lo, pela efetiva redução do preço pago à vista, já que os custos e despesas do uso do cartão são embutidos no preço cobrado.

Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a aprovação da medida traria riscos aos consumidores, pois a diferenciação de preços configura vantagem excessiva.

E para você, leitor, a proposta seria benéfica ou prejudicial ao consumidor? O ideal é deixar tudo como está, com preço único, mas onde o comerciante quase sempre concede um bom desconto para pagamento à vista?
_____
Confira a reportagem "Deputados rejeitam emenda de preço diferenciado no cartão", do Valor Econômico de 6/8, no clipping eletrônico da AASP.

2 comentários:

Edgard Freitas disse...

Na realidade do mercado um produto vendido no cartão rende ao vendedor menos do que se fosse vendido à vista. Óbvio que nesta circunstância, ou ele engole o prejuízo ou o repassa ao consumidor. O correto, e lógico, é deixar os preços livres, para que as partes decidam livremente como vender, a quanto vender e como comprar e onde comprar.

Ricardo Maffeis disse...

Concordo com você, Edgard. Pena que os deputados não pensaram assim.
Abraços