quarta-feira, 1 de julho de 2009

Especial Euclides da Cunha 100 anos

O escritor Euclides da Cunha, autor da obra Os Sertões, foi assassinado em agosto de 1909, em trágico episódio que virou até série da TV Globo.

Agora, às vésperas dos 100 anos de sua morte, o Informativo Migalhas está publicando - diariamente - uma série de alto valor histórico sobre o autor, bem como sobre a Guerra de Canudos, acompanhada de perto por Euclides, destacado pelo jornal O Estado de S.Paulo para acompanhar a batalha.

Migalhas já abordou a ligação de Euclides com o direito, a organização do povoado de Canudos, com seus poderes Legislativo e Judiciário e, desde o dia 29/6, traz detalhes poucos conhecidos do homicídio do romancista.

Ontem, foram publicadas a denúncia e a pronúncia do réu; hoje, é o dia do libelo crime acusatório e de sua contrariedade. O capítulo mais interessante, contudo, foi o do dia 29, "Para matar ou morrer", em que foram apresentadas reportagens da época sobre o crime e a defesa do acusado Dilermando de Assis, publicada 40 anos depois, pelo Diário de S.Paulo.

A série é imperdível!
_____
Clicando aqui, você lê o capítulo de 1º/7 e, no final do texto, pode conferir tudo que já foi publicado.

Nenhum comentário: