sexta-feira, 29 de maio de 2009

"O advogado já recorreu..." será mesmo?

Voltando para casa na noite desta sexta-feira, ouvindo a CBN, acompanhei uma repóter noticiando o término do julgamento do acusado pelo homicídio do dono da rede de restaurantes Bargaço.

O réu foi condenado a vinte anos de reclusão pela prática dos delitos de homicídio duplamente qualificado e furto. A sessão do tribunal do júri começou ontem e terminou na manhã de hoje.

O que mais me chamou a atenção foi a frase final da repórter: "a defesa já recorreu da decisão".

Imaginei a hipotética situação: o advogado varou a noite defendendo seu cliente no júri; recebeu o resultado pela manhã; correu para o escritório e, mesmo cansado, decidiu não esperar pela publicação da sentença, nem pelo prazo recursal; sentou-se diante do computador e redigiu toda a apelação; antes do final do expediente forense, correu ao fórum e protocolizou o recurso.

Tecnicamente possível é, mas não faz o menor sentido. É muito mais provável que o defensor vá - efetivamente - recorrer da condenação, mas dentro do prazo recursal. Faltou, à repórter, um pouco de malícia para questionar a informação.
_____
A distração não foi só da jornalista da CBN. O site do TJDFT também informa que "o réu já recorreu", conforme se observa da notícia "Caso Bargaço: réu é condenado a 20 anos de prisão por homicídio e furto".

Quem quiser saber mais sobre o caso, pode ler a sentença do juiz Fábio Francisco Esteves.

Nenhum comentário: