segunda-feira, 30 de março de 2009

Afinal, houve censura na TV Câmara?

Um debate que passou ao largo da grande imprensa agitou a internet na última semana. O jornalista Leandro Fortes, da revista Carta Capital, acusou - em carta aberta aos jornalistas brasileiros - o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, de ter telefonado ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer, solicitando a retirada de um programa da TV Câmara da internet, bem como a suspensão de sua veiculação na TV, pedido que teria sido atendido.

Trata-se do programa Comitê de Imprensa, apresentado por Paulo José Cunha, onde jornalistas convidados debatem os assuntos que marcaram a semana. No referido programa, os participantes (Leandro Fortes e Jailton de Carvalho, do jornal O Globo) avaliaram reportagem da revista Veja que acusava o delegado Protógenes Queiroz da prática de inúmeros grampos contra autoridades da República.

Segundo Fortes, o link para o programa de que participara havia sido extirpado do site da TV Câmara porque Mendes não havia gostado das colocações feitas.

Em entrevista para o site Comunique-se, Manuel Roberto Seabra, diretor da emissora, assegurou que a retirada do link foi iniciativa da própria TV Câmara, uma vez que o programa "saiu de seu objetivo", tornando-se palco de acusações pessoais. Confirmou, porém, que assessores do presidente do STF "reclamaram com a emissora sobre o programa", o que não configurava qualquer tentativa de censura. Anunciou, por fim, mudanças na estrutura do Comitê de Imprensa.

Sérgio Chacon, diretor da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, seguiu na mesma linha: "não houve pressão de quem quer que seja para que fosse interrompida sua exibição. Igualmente não foi cerceada a liberdade de expressão dos participantes".

Finalmente, Leandro Fortes rebateu, na Carta Capital, o posicionamento da emissora.

Deixo à livre avaliação dos leitores se existiu ou não tentativa de censura na TV Câmara. O certo é que o link para o programa foi recolocado no site da emissora.
_____
Confira a comentada edição do programa Comitê de Imprensa no site da TV Câmara.

Em "Crônica de uma censura anunciada", publicada no Observatório da Imprensa, o jornalista Leandro Fortes comenta o caso. No mesmo link, confira também "TV Câmara confirma contato de Gilmar Mendes, mas nega censura", publicada no Comunique-se, onde o diretor da TV Câmara, Manuel Roberto Seabra, expõe a versão da emissora.

Nenhum comentário: