quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Caso Paula: a visão do ombudsman da Folha

Já tivemos a oportunidade de comentar neste blog (postagem de 18/2) a falta de apuração da imprensa na divulgação precipitada da versão do pai da brasileira Paula de Oliveira, de que sua filha havia sido vítima de violência praticada por neonazistas na Suíça. Naquela oportunidade, destacamos três bons textos sobre o episódio.

Somente hoje, li a coluna de 22/2 do jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, ombudsman da Folha de S.Paulo, que deu especial atenção ao caso.

Como o mister do Direito na Mídia é justamente analisar a cobertura jornalística, os textos produzidos pelos poucos ouvidores dos meios de comunicação brasileiros -- jornalistas com muito mais experiência que o editor deste blog -- constituem-se em importantes fontes de reflexão e aprendizado, particularmente a coluna de Lins da Silva.

Para o ombudsman da Folha, "a qualidade do trabalho jornalístico depende de uma mistura fina de velocidade, desconfiança, prudência, intuição, cultura, malícia. Cada vez mais só o primeiro item dessa fórmula é levado em conta". Uma das razões para tanto talvez seja a rápida generalização da internet e sua competição com os meios de comunicação tradicionais.

Embora o texto não esteja ligado à área jurídica, objeto principal do blog, sua leitura é bem interessante.
_____
Confira a coluna "Lições de um naufrágio coletivo", reproduzida no site Observatório da Imprensa.

Nenhum comentário: