segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Dois grandes jornalistas analisam dois juízes

No último domingo (21/9), dois dos maiores jornalistas brasileiros, Mauro Santayana (Jornal do Brasil) e Janio de Freitas (Folha de S.Paulo), analisaram dois dos principais personagens dos últimos acontecimentos envolvendo os três Poderes da República: Gilmar Mendes (atual presidente do STF) e Nelson Jobim (ex-presidente do Supremo e atual ministro da Defesa).

A avaliação dos jornalistas – cada qual com seu estilo próprio – coincide em um ponto: nas aspirações políticas dos analisados. Abaixo, um pequeno trecho de suas colunas e, no final da nota, os links para as íntegras dos artigos.

"Em razão das investigações sobre seus negócios [de Daniel Dantas], um pedido de habeas corpus saltou sobre instâncias judiciais, como o cavalo salta sobre outras peças no jogo de xadrez. Mas não ficou nisso. Os policiais que o investigavam passaram a ser denunciados, enquanto ele se colocava em um canto do palco, provavelmente se divertindo com a inversão dos papéis. A partir de seu caso, armou-se falsa crise entre os poderes republicanos." (Mauro Santayana)

"A outra frente do assédio ao governo e a Lula está no governo mesmo. Sem trocadilho, o ataque do ministro da Defesa, Nelson Jobim, é mais exposto e desmoraliza-se pelas acusações e denúncias sucessivamente desmentidas até por técnicos e autoridades de sua área." (Janio de Freitas)
_____
"O oculto está na superfície" - Jornal do Brasil;

"Grampos políticos" - Folha de S.Paulo (clipping da Associação Nacional dos Procuradores da República).

Nenhum comentário: