sábado, 28 de junho de 2008

Estadão pode já ser da Globo

A notícia circula pelas principais redações desde a última quinta-feira (26/6) e alguns jornalistas já anunciam em seus blogs o negócio como fechado. Publicada no blog do Nassif, no site Comunique-se e no boletim Jornalistas&Cia, os dois últimos muito conhecidos e respeitados no meio, se o negócio ainda não se concretizou, deve estar bem próximo.

A se confirmar a compra do Estadão, a Globo será proprietária, somente na capital paulista, dos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Diário de S.Paulo e de 50% do Valor Econômico. Isso sem falar nas rádios das famílias Mesquita e Marinho.

A grande concentração resultante do negócio dificilmente escapará da análise do Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Talvez este seja um dos motivos do Estadão atacar, em editorial, a futura escolha dos conselheiros do órgão antitruste.

Durante a semana, novas informações devem surgir. O que confirmamos até o momento de publicação deste post é a intenção há tempos conhecida da família Mesquita de vender o jornal, a confirmação, por parte da Infoglobo, de "estar analisando a oportunidade de compra" e o programa de "demissão voluntária" iniciado pelo Estado nos últimos dias, direcionado aos funcionários mais antigos do grupo.

Nenhum comentário: