segunda-feira, 30 de junho de 2008

Duas boas leituras do final de semana

Neste fim-de-semana, confesso, só li o Valor Econômico. Coloquei em dia algumas edições atrasadas para não começar a semana tendo que correr atrás do prejuízo. Em vez de guardar tudo para a edição de amanhã do boletim, selecionei uma reportagem e uma coluna para os leitores deste blog.

Interessante a reportagem "Cade impede Ambev de ampliar uso de garrafa de 630 ml". Entenda o caso: a Ambev passou a comercializar garrafas de Skol no Rio de Janeiro e de Bohemia no Rio Grande do Sul em novas embalagens, com 5% a mais de líquido e com a marca da cervejaria impressa em alto relevo no vidro. Duas associações de fabricantes, a Kaiser e a cervejaria Imperial apresentaram representações ao Cade denunciando a prática. Até o julgamento final, a cervejaria pode continuar comecializando as novas garrafas, mas está impedida de aumentar a produção.

O outro texto cuja leitura é altamente recomendada é a coluna da jornalista Maria Inês Nassif, editora de Opinião do Valor Econômico.

Em "A Guerra Fria do MP gaúcho", a autora trata de relatório do Conselho Superior do Ministério Público do RS que "decreta guerra" ao Movimento do Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), com reuniões secretas de procuradores e o pedido de dissolução do movimento.

"É esse o quadro: a ação articulada e rápida do MPE, da Justiça e da polícia gaúchas está cassando direitos civis e políticos de cidadãos brasileiros. Inclusive o direito ao voto. O conteúdo ideológico dessa ofensiva está claramente estampado nos autos de processos e em documentos judiciais. A linguagem é tão contundentemente ideológica que é difícil encarar o MPE e a Justiça do Rio Grande do Sul como partes neutras de um conflito." (Maria Inês Nassif)
_____
Confira os textos indicados, ambos da edição de quinta-feira 26/6 do Valor:

- "Cade impede Ambev de ampliar uso de garrafa de 630 ml" (clipping do Governo do Pará);

- "A Guerra Fria do MP gaúcho" (reproduzida no site Vi o Mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha).

Nenhum comentário: