segunda-feira, 6 de julho de 2015

Espaço Econômico

E a população da Grécia disse NÃO às exigências de seus credores internacionais (em especial a Alemanha), que exigiam medidas ainda mais austeras a serem tomadas pelo país mediterrâneo. Foi uma clara vitória do governo grego (FolhaSP), que não estava disposto a seguir as imposições do mercado.

Os líderes europeus pediram aos gregos que votassem "sim", mas não foram atendidos. Especula-se agora em uma saída da Grécia da zona do euro, mas o fato é que as medidas de austeridade que foram impostas ao país nos últimos anos não surtiram efeito positivo na economia grega e, provavelmente, contribuíram com a recessão.

No Huffington Post, o economista e prêmio Nobel em economia Joseph Stiglitz vaticinou: "neste domingo, os cidadãos gregos debaterão duas alternativas: austeridade e depressão sem fim, ou a possibilidade de decidir seu próprio destino num contexto de enorme incerteza. Nenhuma das opções é agradável. Ambas podem levar a rupturas sociais ainda piores. Mas com uma delas, há esperança; com a outra, nenhuma" (versão em português no site OutrasPalavras).

Nenhum comentário: