quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

STF: Nove entre dez jornalistas erraram a aposta

Desde a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, repórteres e colunistas das áreas jurídica e política cravaram quem seria seu substituto: o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Alguns arriscavam também o nome de Luis Inácio Adams, ministro-chefe da Advocacia-Geral da União e uns poucos lembravam do professor Heleno Torres, que - segundo consta - foi preterido em vaga anterior por conta de um almoço em Brasília.

Contudo, logo após sua posse para o segundo mandato, a presidenta Dilma reconduziu Cardozo e Adams em seus respectivos cargos, mostrando que a mídia não estava boa de palpites. Mais cautelosos, os jornalistas preferem agora dizer apenas que a escolha está prevista para fevereiro, sem arriscar novos nomes.

Direito na Mídia dessa vez não tem nenhuma informação sobre possíveis candidatos. Manifestamos então nossa torcida pela subprocuradora-geral da República Deborah Duprat (foto).

Motivos não faltam: faria muito bem ao STF ter mais uma mulher; há tempos não é nomeado um integrante da carreira do Ministério Público; e, quando ocupou interinamente o cargo de Procuradora-Geral, Deborah foi responsável por pareceres sobre temas importantes, até então engavetados.

Nenhum comentário: