terça-feira, 2 de agosto de 2011

UnB: Judiciário aprova mais que cursinhos

Um fato curioso agitou o final de julho em Brasília. Embora não tenhamos feito as contas, pode-se afirmar que o Judiciário, com suas centenas de liminares concedidas, aprovou mais alunos no último vestibular da UnB que alguns dos melhores colégios e cursinhos da capital do país.

Estudantes que não completaram o ensino médio mas foram aprovados no vestibular de julho da Universidade de Brasília (UnB) correram ao Judiciário com mandados de segurança para tentar se matricular, já que a universidade exige o comprovante de conclusão do segundo grau e indica para quem ainda não concluiu os estudos a inscrição na modalidade de treineiros.

Este ano, a estratégia está mais difícil, pois o Conselho de Educação do DF tornou obrigatório, para a liberação do diploma, que o aluno tenho cursado pelo menos 75% do ano letivo. Com medo que os filhos não tenham o mesmo sucesso depois de completados os estudos, os pais tentam todas as alternativas para garantir o tão sonhado ingresso na UnB. O novo pedido das liminares é para que os filhos possam se matricular em supletivos e "completar" o ensino médio em um dia (Correio Braziliense de 24/7).

A UnB e o sindicato das escolas particulares do DF anunciaram que irão recorrer contra as liminares deferidas. Segundo o Correio de 27/7, estima-se que 900 alunos que não concluíram o ensino médio foram aprovados. A batalha jurídica promete ser longa e, caso sejam anulados os certificados de conclusão obtidos judicialmente, os alunos que ingressaram dessa forma devem perder a vaga.

Reportagem do jornal DF-TV de 1º/8 mostrou quase uma dúzia de estudantes que foram protestar junto ao Ministério Público local. Já são 267 alunos matriculados na UnB graças ao Judiciário.

Nenhum comentário: