Foi com certo espanto que ouvi as manchetes do programa CBN Noite Total deste domingo 16/1.
A apresentadora Cristina Coghi anunciou que os policiais militares de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo (municípios da região serrana do RJ) iriam prender os comerciantes que estivessem praticando preços abusivos nas mercadorias.
Fiquei com tantas dúvidas que resolvi ouvir o programa para saber melhor como funcionaria. Os soldados iriam decidir o que é preço abusivo? O comandante da PM faria uma tabela de preços? E eles sairiam prendendo os comerciantes com base em que lei ou decisão judicial?
Felizmente, a reportagem foi bem esclarecedora. Um coronel da Polícia Militar explicou que, na verdade, quando for solicitada a presença da PM em estabelecimentos onde os cidadãos estejam denunciando a cobrança abusiva, os milicianos foram orientados a conduzir os envolvidos à delegacia, "para que seja apreciado o fato".
O que foi anunciado na chamada não se confirmou na reportagem. Os policiais não estão fiscalizando preços nem prendendo comerciantes, mas conduzindo-os à delegacia em casos de denúncias da população.
Quem ouviu só a manchete e mudou de estação ou desligou o rádio, ficou com uma impressão equivocada.
_____
Confira o áudio da reportagem da CBN:
Nenhum comentário:
Postar um comentário