sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O desabafo de um juiz

Um dos pontos mais positivos da internet é ter possibilitado a divulgação de pessoas, entrevistas, artigos, etc que antes não encontravam espaço na grande mídia.

A aparentemente despretensiosa entrevista do ministro Celso de Mello, decano do STF, à CRTV, emissora online da cidade de Tatuí, no interior paulista, ultrapassou os internautas locais e acabou repercutindo em âmbito nacional.

O ministro abordou temas de interesse jurídico e geral, como a pauta do Supremo para 2011, o pedido de extradição do italiano Cesare Battisti, a possibilidade de controle da mídia e suas impressões sobre o novo ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Destaco também o texto "Só o juiz inexperiente não tem arrependimentos", publicado no blog do juiz criminal Rosivaldo Toscano, de Natal (RN). A história, sobre um caso que julgou no início de sua carreira e a sensação de ter cometido um erro que implicara em uma condenação maior do que a devida, dificilmente seria divulgada por alguma TV, rádio ou jornal.

O artigo - a que tive acesso graças ao blog do jornalista Frederico Vasconcelos - é comovente, em especial no trecho em que narra o duro diálogo travado entre magistrado e réu.

Como afirma Toscano, "O leigo não percebe, mas a função de julgar é, muitas vezes, indigna. Um ser repleto de imperfeições julgando o outro...".

Nenhum comentário: