quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Presos pelo que escreveram no Twitter

Cento e quarenta caracteres mal escritos podem te levar para a cadeia? Na Inglaterra, sim. Reportagem de Felipe Marra Mendonça para a revista Carta Capital revelou dois casos de tuiteiros que certamente se arrependeram do que postaram.

Irritado com a nevasca que fechara o aeroporto de sua cidade, um agente financeiro escreveu que os funcionários deveriam "arrumar essa merda, ou eu vou explodir esse aeroporto"! Foi detido com base na legislação antiterror, perdeu o emprego e teve que pagar fiança e custas processuais para ser colocado em liberdade.

Pouco tempo depois, um vereador da cidade de Birminghan foi preso por defender no Twitter que a jornalista iraniana "fosse apedrejada até a morte". Responde a processo criminal e seu partido já suspendeu sua filiação.

Desconheço casos como estes no Brasil, onde é mais comum o pedido de indenização por danos morais em ofensas cometidas nas redes sociais, especialmente no Orkut, recordista absoluto no número de brasileiros.

Como conclui o jornalista, "escrever coisas cretinas no Twitter ou no Facebook não deveria ser seguido necessariamente de prisão e multas".
_____
Confira a matéria "Pense antes de teclar", da Carta Capital.

2 comentários:

Diego Mendes disse...

E o caso de "racismo" da época das eleições?

Ricardo Maffeis disse...

Caro Diego, presumo que você esteja falando do caso daquela estagiária de direito, não? Infelizmente, não tenho informações atualizadas do andamento daquele caso.