segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ficha Limpa: indefinição em 11,5 milhões de votos

O Valor Econômico noticiou o problema em 5/10, mas a situação permanece inalterada. Nada menos que 11,5 milhões de votos concedidos no primeiro turno das eleições aguardam um posicionamento definitivo do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade da Lei da Ficha Limpa para este pleito.

A reportagem lembra que o resultado final pode depender da nomeação e posse de novo ministro para o STF, o que adiaria bastante o período de indefinição. Pará, Paraíba e Amapá são os Estados em que o resultado pode alterar a composição do Senado. No caso do Pará, os dois candidatos mais votados foram barrados pela nova lei, o que pode levar o Tribunal Regional Eleitoral local a convocar novas eleições.

Candidatos recordistas de votos para a Câmara dos Deputados também enfrentam problemas, como Paulo Maluf (497 mil votos em SP) e Anthony Garotinho (694 mil votos no RJ). Garotinho teve sua candidatura deferida e Maluf não, mas os dois casos permanecem sub judice.
_____
Confira a reportagem "11,5 milhões de votos esperam o Supremo", do Valor Econômico de 5/10, no clipping da OAB de São Bernardo do Campo/SP.

Nenhum comentário: