quinta-feira, 18 de março de 2010

Disputa bilionária por ações da Vale

Chegou aos jornais, no último dia 9/3, a informação de uma arbitragem envolvendo a Bradespar (Bradesco), fundos de pensão capitaneados pela Previ e uma empresa do grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas. Em jogo, 37 milhões de ações da Valepar (controladora da Vale).

Segundo informação da colunista Monica Bergamo (Folha de S.Paulo), pelos cálculos da câmara arbitral escolhida pelas partes, o Opportunity pagaria em torno de R$ 100 milhões pelas ações, cujo valor de mercado é de cerca de R$ 2 bilhões.

No dia seguinte, contudo, o jornalista Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada) divulgou documento demonstrando que o presidente da câmara arbitral, o ex-ministro do STF e das Relações Exteriores Francisco Rezek advogada para Dantas em época próxima ao início da arbitragem.

O desdobramento do caso está sendo divulgado pelos dois veículos já citados e pelo jornal Valor Econômico. Ao que tudo indica, a Bradespar questionará na Justiça a arbitragem, sob a alegação de que Rezek não teria informado previamente suas relações com o banqueiro.

Seja pelas partes envolvidas, seja pela quantia em disputa, o tema promete.
_____
Confira, no site Migalhas, o resumo e a sequência de reportagens sobre o assunto.

Nenhum comentário: