sábado, 26 de setembro de 2009

Persiste o "medo" do voto impresso

O sistema eleitoral brasileiro, em que pese um dos mais avançados que se tem conhecimento, possui uma particularidade: é, provavelmente, o único em que é impossível a recontagem de votos.

Recorde-se que há alguns meses discutia-se abertamente na mídia nacional sobre a eventual recontagem de votos no Irã! Em terras tropicais, contudo, caso pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, a única conferência possível é a eletrônica, já que inexiste impressão de votos.

O Congresso Nacional, recentemente, determinou que 2% das urnas nacionais devem, a partir de 2014, ter um dispositivo que permita a impressão do voto e possibilite uma futura auditoria pela Justiça Eleitoral. Mas as maiores críticas à iniciativa vêm do próprio Judiciário, que considera a medida um retrocesso.

Na matéria indicada a seguir, você confere o pedido de veto do presidente do Tribunal Superior Eleitoral ao presidente Lula.

Caso o dispositivo seja vetado, eleição sem possibilidade de recontagem continuará a ser, tal qual a jabuticaba, exclusividade brasileira.
_____
Confira a reportagem "Presidente do TSE pede a Lula veto a voto em trânsito e voto impresso", da Folha Online de 25/9.

Nenhum comentário: