quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Para a Globo, cadeia é a solução!

No último domingo, assisti ao programa jornalístico (sic) Fantástico, da TV Globo. Minha intenção era ver apenas a reportagem sobre o médico Roger Abdelmassih, para comentar no boletim Direito na Mídia, mas acabei vendo boa parte do programa.

Qual não foi minha surpresa com a reportagem de Rodrigo Alvarez, correspondente da emissora nos EUA, sobre álcool e direção no Estado da Califórnia.

Tudo começou bem, um gerente de bar usando uma caneleira com GPS, pena alternativa aplicada por dirigir sob efeito do álcool. Mas logo mostrou o outro lado do direito penal estadunidense, a cadeia como solução para todos. Penas de até 48 dias de prisão!

Nas palavras do repórter "A Polícia não poupa ricos nem famosos. Manda todos para a cadeia, sem exceção!". Ao contrário do que a matéria quis transmitir, não há vantagem alguma em tal procedimento, muito pelo contrário.

Aliás, se o cárcere fosse a solução, provavelmente um único tribunal da Califórnia não julgaria "33 mil casos de direção alcoolizada por ano" e o repórter não apresentaria um juiz que, sozinho, "dá mais de 200 sentenças por dia... e manda quase todo mundo para a cadeia".

Infelizmente, ainda existe muita gente com o pensamento de que o que é bom para os EUA, é bom para o Brasil.
_____
Para conferir a reportagem, basta clicar neste link do site do Fantástico.

2 comentários:

Henrique Gomes Batista disse...

Nao entendi o (sic) jornalístico....

Ricardo Maffeis disse...

Caro Henrique, a qualidade do programa anda muito baixa. O entretenimento está cada vez com mais espaço, em prejuízo do jornalismo.
Abraços