quarta-feira, 8 de julho de 2009

TSE liberará diputa na internet?

O jornal Valor Econômico publicou, em 3/7, uma reportagem especial sobre o uso da internet nas campanhas eleitorais. Fazendo menção à vitoriosa campanha de Barack Obama - marco no uso da rede no período eleitoral - o Valor especulou que os dois principais partidos, PT e PSDB, já começam a traçar as estratégias "eletrônicas" para 2010.

De acordo com especialistas ouvidos na matéria, Orkut e MSN, pela grande popularidade entre os brasileiros, devem receber maior atenção dos candidatos, mas o uso de blogs, do Twitter e do Youtube também deverá ser incentivado.

Resta saber como agirá o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas eleições municipais de 2008, o TSE exagerou na medida: cada candidato só poderia ter um único site e nada mais.

Tal postura, totalmente destoante da realidade do mundo virtual, pode ser alterada, se aprovado projeto de lei que altera a legislação eleitoral e "afrouxa as amarras" do TSE, como ressaltado pelo jornal.

Nunca é demais lembrar que, sobre o uso da internet, também tramita no Congresso o infeliz Projeto Azeredo, que impõe uma série de restrições à navegação. O projeto já é conhecido, por especialistas da área, como "AI-5 digital".
_____
Confira aqui as reportagens "Internet entra de vez na disputa eleitoral" e "TSE tem que autorizar uso da rede", ambas do Valor Econômico de 3/7, reproduzidas no clipping eletrônico da AASP.

Um comentário:

Marcelo Moreira disse...

O Direito Brasileiro tem q se modernizar a ponto de permitir que meios mais efetivos e com grande alcance da população, ocmo a internet, possam ser utilizados para promover campanhas políticas. Só fico meio receoso com SPAM, ois há candidatos q exageram mesmo nas campanhas. Enfim, só o tempo dirá.