quarta-feira, 10 de junho de 2009

Petrobras inova com criação de blog oficial

Não se fala em outra coisa no meio jornalístico que não seja o estrondoso sucesso do blog oficial da Petrobras. Criado pela assessoria de comunicação da empresa como uma espécie de resposta à CPI da Petrobras e com o objetivo declarado de apresentar fatos e dados recentes da petrolífera e seu posicionamento frente aos questionamentos que já começam a surgir, o blog Fatos e Dados é recordista absoluto no mundo virtual em audiência, divulgação e repercussão, seja ela positiva ou negativa.

Em uma semana, o blog conseguiu nada menos que 145 mil visitas e 1.700 comentários. O twitter da Petrobras, em míseros três dias, já possuía 800 seguidores.

As principais críticas ao trabalho vêm da grande imprensa: Folha, Globo, Estadão e da ANJ - Associação Nacional de Jornais.

O motivo: a Petrobras tem disponibilizado no blog as perguntas que lhe são dirigidas pelos veículos de comunicação, bem como as respostas - na íntegra - fornecidas a eles. Assim, o internauta tem a possibilidade de conferir se o jornal ou revista distorceu as respostas ou as colocou fora de contexto, editorializando a reportagem. Outro ponto em discussão é que a empresa não tem aguardado a publicação das matérias, divulgando no blog as entrevistas antes mesmo da publicação no veículo original.

Em que pese este último aspecto possa ser considerado uma prática não recomendável, as críticas são exageradas. A ANJ invocou uma confidencialidade às avessas, da fonte com o jornalista, coisa que não existe. O jornal O Globo, em editorial, inventou até um suposto sigilo de perguntas (sic), enquanto a BandNews afirmou tratar-se de uma tentativa de intimidar a imprensa.

A prática é muito comum nos EUA e, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, serve como "instrumento de autodefesa da empresa, que se encontra sob uma barragem de fogo crítico disparado por vários veículos impressos".

Vale destacar que os veículos têm a oportunidade de demonstrar que não agem de má-fé contra a empresa, se o confronto entre as reportagens publicadas e o conteúdo do blog mostrar que não houve distorções nas informações prestadas.
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Visite o blog Fatos e Dados, da Petrobras.

Dois bons textos sobre o tema: "Quando a fonte abre o jogo", de Claudio Weber Abramo, publicado no Observatório da Imprensa e "A Petrobras e a imprensa golpista", de Pedro Doria, publicado no site Pandorama.

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