quinta-feira, 28 de maio de 2009

O consumidor ganha com Perdigão-Sadia?

Um dos assuntos comentados na última edição (nº 109) do boletim semanal Direito na Mídia, que circulou na terça-feira, foi a fusão entre Perdigão e Sadia.

Questionamos se o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) terá pulso para vetar ou impor efetivas restrições ao negócio e lembramos que a única operação do tipo que não foi aprovada pelo Cade foi a compra da Chocolates Garoto pela Nestlé.

Que o conselho não leve em conta - em caso de aprovação - o falacioso argumento de que nosso país precisa de tais gigantes exportadoras "verde-amarelas". Está aí a belga Inbev (ex-Ambev) para demonstrar como tal pretexto não se sustenta.
_____
Indicamos a leitura da reportagem "Fusão da Sadia com Perdigão foi boa só para as empresas", de Thiago Cid, para a revista Época que está nas bancas (clipping do Ministério do Planejamento).

Para receber automaticamente o boletim Direito na Mídia, basta adicionar seu email no campo na coluna da direita deste blog e clicar em "Participe", ou escrever para contato@direitonamidia.com.br.

Nenhum comentário: