terça-feira, 12 de maio de 2009

Crise aumenta ações trabalhistas no interior

Esta semana, o boletim Direito na Mídia (edição nº 107) destacou – entre outros temas – reportagem do jornal DCI a respeito de pesquisa realizada pelo Serviço de Estatística e Informações do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região que aponta um crescimento maior de demandas trabalhistas nas pequenas e médias cidades em comparação com grandes centros urbanos. Os dados confrontam o primeiro trimestre de 2009 com o mesmo período do ano passado.

A pesquisa confirma constatação anterior do Ipea – Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada, que apontou o fechamento de mais postos de trabalho em cidades do interior que nas capitais.

Enquanto cidades como Campinas e Ribeirão Preto tiveram aumento no número de processos respectivamente de 1,1% e 2,75%, cidades menores tiveram elevação muito superior: Americana 50%, Bragança Paulista 70%, São Carlos 44%. A pequena Itararé (população aproximada de 50 mil habitantes, segundo o site oficial do município) foi a recordista, com 564% de aumento no número de lides laborais.
_____
Não foi possível localizar a reportagem do DCI na internet, por isso reproduzimos link de matéria produzida pela assessoria de comunicação do próprio TRT da 15ª Região.

Para receber automaticamente o boletim Direito na Mídia, basta adicionar seu email no campo na coluna da direita deste blog e clicar em "Participe", ou escrever para contato@direitonamidia.com.br.

Nenhum comentário: