sábado, 11 de abril de 2009

Ações: investidor vai à Justiça contra perdas

Com a crise econômica mundial, muitos investidores - mal acostumados com o longo período de bonança da Bolsa de Valores - perderam vultosas quantias na Bovespa (atual BM&FBovespa).

Para não "morrer no prejuízo", estes investidores começam a buscar ressarcimento junto aos órgãos de regulação, como a Comissão de Valores Mobiliários - CVM, e também no Judiciário.

As teses são, no mínimo, polêmicas. Os investidores queixam-se não ter sido devidamente alertados dos riscos que as operações em renda variável possuem, o que os levou a sofrer grandes perdas. No lado oposto, os gestores e agentes lembram que, na época dos bons lucros, ninguém reclamava das práticas adotadas.

Apesar de semelhante, a questão não se confunde com a das empresas orientadas por instituições financeiras a aplicar em derivativos, mesmo nos casos em que a atividade primordial não tinha qualquer relação com importação e exportação.

O tema provavelmente seja inédito na jurisprudência brasileira, de modo que ficaremos atentos às notícias sobre as primeiras decisões e, especialmente, sobre como os tribunais lidarão com a controvérsia.
_____
Confira a reportagem "Após perda na Bolsa, investidor vai à Justiça", de Cristiane Barbieri, para a Folha de S.Paulo de 1º/4 (clipping da Academia Brasileira de Direito).

Nenhum comentário: