quinta-feira, 5 de março de 2009

O novo garoto Elián

Impossível não ligar os casos do garoto de oito anos que é disputado judicialmente pelo pai, cidadão norte-americano e pelo padrasto, que vive no Rio de Janeiro, com o célebre caso do garoto cubano Elián Gonzáles, que ficou com seu tio-avô em Miami até o pai conseguir – com o apoio da Justiça do EUA – recuperá-lo e, após mais alguns meses, retornarem juntos a Cuba.

O caso ultrapassou a disputa familiar a partir da intervenção da secretária de Estado americana, Hillary Clinton em favor do pai do garoto, David Goldman. O tema poderá, inclusive, ser pauta da reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama este mês.

Pelo que se lê nos sites brasileiros, nos EUA o assunto ganhou grande repercussão. No Brasil, começa a ser tratado – com muito cuidado – pela mídia. Mídia que, por sinal, não fez a comparação feita por este blog. Não localizei, em nenhuma das reportagens que li, o cotejo do caso atual com o de Elián, comentado à exaustão por aqui em 99/2000. E notem que a própria Hillary comparou-os.

As semelhanças não são poucas. Os dois meninos saíram dos países onde viviam com as respectivas mães, ambas falecidas, e as disputas se deram entre os pais biológicos e outras pessoas sem vínculo sanguíneo direto com as crianças (o tio-avô nos EUA e o padrasto no Brasil).
_____
Saiba mais:

- "Pai americano tenta reaver guarda de filho de 8 anos que mora no Brasil", reportagem do site G1 de 4/3;

- "Elián Gonzáles" - verbete da Wikipédia sobre o caso do garoto cubano;

- "BringSeanHome.org" - site criado pelo pai em sua campanha pela guarda do filho.

Nenhum comentário: