quarta-feira, 25 de março de 2009

O estranho caso da vítima boazinha

"Quatro amigos presos há 13 dias por roubo de boné", anunciava a manchete do site G1 na noite deste quarta-feira.

Fui conferir a reportagem, feita originalmente para o telejornal local da Globo, o SPTV. A história é, no mínimo, confusa, de modo que não consegui firmar opinião se a prisão dos quatro jovens é ou não abusiva.

De um lado, parece haver nítido exagero da delegada ao descrever no inquérito as condutas de roubo qualificado e formação de quadrilha. Ademais, o fato de estarem detidos há treze dias pelo roubo de um boné também chama a atenção numa época em que a figura do habeas corpus anda tão difundida.

Não acrescentarei, em favor dos acusados, as entrevistas das mães, por motivos óbvios.

A situação começa a mudar quando são mostrados (especialmente na reportagem em vídeo) os brinquedos que eles carregavam: dois socos ingleses e uma corrente de motocicleta.

O último ingrediente é o estranho comportamento da vítima, que escreveu uma carta para os promotores afirmando considerar a punição desnecessária e, diante da inocente pergunta do repórter, assegurou não estar sendo ameaçada por familiares dos presos.
_____
Para formar sua convicção, confira a reportagem do G1 e não deixe de assistir ao vídeo do SPTV, que pode ser encontrado no mesmo link.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acompanhei a reportagem e não sei de quem foi o interesse de colocar isso na midia por que não vejo tanta gravidade assim? o soco nem parece de verdade? e por que tanta enfase se a vitima diz que atravessou a rua quando viu os outros rapazes vindo na direção deles, por achar que o rapaz que pegou o boné se sentiu acoado? e se houve dialogo entre os dois qual foi a ameaça dita se só havia os dois conversando? e quem garante que os amigos que vieram na direção dele sabiam oque estava acontecendo? eu não vejo nada que indique isso? existe uma grande quantidade de hipoteses e duvidas, mas,que não provão nada em concreto! e acredito que é muita enfase por causa de um boné,não que seja certo mas,semana passada houve até morte por brigas de torcidas e essas pessoas estão todos soltas! é justo ?? e por um boné esses estão presos? nossa justiça subjutiva continua parecendo justa para favorecer pessoas oportunista e com isso criamos mais criminosos do que ja temos!! sera que ja não temos o suficiente?? ou SP quer se igualar ao RJ ?? eu não perderia meu tempo arquitetando plano e formando bando para roubar um boné !! definitivamente não!! então se eu fosse a vitima tambem questinaria, pois as coisas não deveria ter chegado a tanto!! não vi nenhum indicio de violéncia ou agressão até agora e acho que verdadeiros bandidos estão soltos enquanto a policia perde tempo ea a midia tambem divulgando assunto desse tipo sabendo que nossa realidade é bem pior.