terça-feira, 24 de junho de 2008

CVM firma acordo com ex-governador de SP

Cláudio Lembo (foto*), ex-governador de São Paulo, firmou termo de compromisso com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pelo qual irá escrever cartas a todos os governadores do país, alertando para a necessidade de serem seguidas as regras da CVM. A intenção, segundo o Valor Econômico de hoje (24/6), é “dar o exemplo a outros falastrões, que, como se sabe, continuam aparecendo no universo ligado às empresas estatais listadas em bolsa”.

Em outubro de 2006, na véspera de oferta de ações secundárias do banco paulista Nossa Caixa (o Governo de SP iria oferecer 20% de sua participação), Lembo – então no cargo de governador do Estado – anunciou à imprensa que a oferta tinha sido cancelada. Tal informação, considerada fato relevante ainda não divulgado, foi feita com o pregão em andamento, resultando em alta imediata de 8,3% nas ações da Nossa Caixa.

Fica a expectativa para os termos de eventual acordo que a CVM possa propor para Haroldo Lima, diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que, de forma atabalhoada, em abril passado, falou sobre campos petrolíferos vizinhos ao de Tupi e fez, com isso, as ações da Petrobras dispararem.
_____
Confira a reportagem do Valor: “Para dar exemplo aos governos” (clipping do escritório Felsberg e Associados).

* Foto de Vagner Magalhães/Terra

Nenhum comentário: