O Valor Econômico de 2/6 publicou reportagem afirmando que há mais de um ano o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, não recebe novas denúncias de maquiagem de produtos.
O golpe, muito comum de 1999 em diante, consiste no lançamento de novas embalagens, maiores que as antigas, mas com quantidade menor, sem que o consumidor fosse informado. Grandes empresas, muitas delas multinacionais, adotaram a prática, especialmente nos setores de alimentos e higiene pessoal.
Ricardo Morishita, diretor do DPDC e representantes de entidades de defesa do consumidor, como Procon-SP, Idec e Pro Teste alertam, contudo, que é preciso ficar atento, pois não é possível dizer que a prática tenha desaparecido.
Estão as empresas ficando mais conscientes e receosas de punição ou é o consumidor que está mais apático?
_____
Confira as duas partes da reportagem do Valor, reproduzidas no Portal Varejista:
- "Há um ano Justiça não registra 'maquiagem'";
- "Entidades não garantem fim do truque".
Nenhum comentário:
Postar um comentário