quarta-feira, 4 de junho de 2008

Boa notícia ao consumidor

O Valor Econômico de 2/6 publicou reportagem afirmando que há mais de um ano o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, não recebe novas denúncias de maquiagem de produtos.

O golpe, muito comum de 1999 em diante, consiste no lançamento de novas embalagens, maiores que as antigas, mas com quantidade menor, sem que o consumidor fosse informado. Grandes empresas, muitas delas multinacionais, adotaram a prática, especialmente nos setores de alimentos e higiene pessoal.

Ricardo Morishita, diretor do DPDC e representantes de entidades de defesa do consumidor, como Procon-SP, Idec e Pro Teste alertam, contudo, que é preciso ficar atento, pois não é possível dizer que a prática tenha desaparecido.

Estão as empresas ficando mais conscientes e receosas de punição ou é o consumidor que está mais apático?
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Confira as duas partes da reportagem do Valor, reproduzidas no Portal Varejista:

- "Há um ano Justiça não registra 'maquiagem'";

- "Entidades não garantem fim do truque".

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