Embora o assunto não tenha ligação direta com a área jurídica, indicamos a leitura do extenso artigo "Como a Opus Dei retoca sua imagem", do jornalista francês Jérôme Anciberro, publicado pelo Le Monde Diplomatique Brasil.
O autor destaca como a Opus Dei modificou, a partir de 1992, sua relação com a imprensa, abandonando o perfil fechado que lhe era característico por uma estratégia de pró-atividade, ou "comunicar antes que as polêmicas fossem deflagradas".
A nova postura foi especialmente importante após o lançamento do romance Código Da Vinci, de Dan Brown e, anos depois, do filme homônimo. Foi então deflagrada uma operação que em jornalismo se chama gestão de crise. Como ressalta a reportagem: "No mundo inteiro, os serviços de comunicação passaram a dar mostras de um empenho redobrado, respondendo a praticamente todas as solicitações da mídia".
O estudo do caso é muito válido, por sua aplicabilidade à iniciativa privada e mesmo à assessoria de comunicação de órgãos públicos. Um tema não deixa de ser notícia se o envolvido não se comunica com a imprensa. Ao contrário, tal postura implicará na divulgação da reportagem sem a versão de quem optou pelo silêncio.
- "Como a Opus Dei retoca sua imagem"
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