tag:blogger.com,1999:blog-2077469922445064582.post1357167926086393138..comments2023-05-16T08:25:08.970-03:00Comments on Direito na Mídia: Assessoria de imprensa para escritóriosRicardo Maffeishttp://www.blogger.com/profile/16715885020084166089noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-2077469922445064582.post-53910857517651139032009-03-05T18:21:00.000-03:002009-03-05T18:21:00.000-03:00QUINTA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO DE 2009Assessoria de...QUINTA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO DE 2009<BR/>Assessoria de imprensa para escritórios <BR/>O advogado Oswaldo Pepe...<BR/><BR/>que há mais de 30 anos dedica-se à comunicação empresarial, se me permite a atualização...<BR/><BR/>escreveu um artigo no informativo Migalhas da última segunda-feira (16/2) onde critica a contratação de assessorias de imprensa por escritórios de advocacia.<BR/><BR/>O artigo não faz crítica; é mais um alerta feito em função do fato de que os escritórios - em geral, não entendem o serviço e consequentemente não o utilizam convenientemente. Partem de uma premissa falha: de que saindo na imprensa vão atrair mais clientes.<BR/><BR/>O autor, que entende ser desnecessária a contratação de tal serviço, <BR/><BR/>Não digo isto em nenhum lugar; mas compreendo que não é difícil depreender isto em uma leitura mais rápida do longo texto. Talvez minha escrita não esteja suficientemente clara.<BR/><BR/>faz críticas como a ausência de estratégias de comunicação, <BR/><BR/>não é uma crítica, é uma constatação. Certamente haverá os que têm uma cuidadosa estratégia de comunicação. Os que tenho observado, apresentam um patchwork mal costurado de diversas técnicas e estilos. Como até hoje os clientes é que procuram os advogados e não - como brevemente - ao contrário, "parece" que funciona. <BR/><BR/>a não captação de novos clientes com as aparições na mídia<BR/><BR/>também não se trata de uma crítica, é um fato. A contratação de um advogado ou de um escritório de advocacia não se dá simplesmente por uma leitura de jornais ou revistas, nem de várias leituras. O papel da imprensa é secundário, complementar e apenas indicado em situações dadas. Não funciona sem fazer parte de uma estratégia de comunicação, precisa explicar, não é evidente ?<BR/><BR/> e a limitação dos serviços prestados pelas assessorias.<BR/><BR/>de que limitação voce fala ? Não há limitação, há não compreensão e má utilização.<BR/><BR/>Não conheço o autor e nada posso afirmar sobre a experiência dele nesta área, mas discordo de suas opiniões. <BR/><BR/>Não nos conhecemos mas a internet via o google agora nos põem mais uma vez em contato; digo mais uma vez porque já conhecia seu belo trabalho via este blog. Este dado talvez seja de importância para os advogados que porventura nos lerão.Falo mais deste item abaixo.<BR/><BR/>É claro que existem assessorias de diferentes qualidades e preços, mas a generalização de que o serviço é mal feito não condiz com a realidade. <BR/><BR/>Em nenhum momento digo que o serviço é mal feito; explico que é mal compreendido, mal utililizado e que em uma grande maioria das vezes as assessorias não são ouvidas como deveriam pelos clientes. As assessorias, em geral, sabem fazer seu serviço muito bem: quando conseguem que o cliente entenda. O que não é fácil, principalmente com advogados. Isto não é crítica, é constatação.<BR/><BR/>Também não concordo com a afirmação de que advogados ainda não famosos ou de pequenos escritórios não devem se preocupar com a grande imprensa, que não seria "sua praia".<BR/><BR/>Se essa é a sua visão, a respeito. Reitero entretanto de que na comunicação efetiva, do dia-a-dia, que busque resultados concretos, raríssimas são as vezes que "advogados não famosos e de pequenos escritórios" têm material que possa interessar à grande imprensa. Isto é um fato, que deve ser confirmado por uma ou outra exceção à regra.<BR/><BR/>Vejo que para estes - nesta época de estratégias digitais - existem melhores instrumentos de comunicação do que o fornecido pela grande imprensa. A custos melhores.<BR/><BR/>Parabéns pelo trabalho e até uma próxima vez.<BR/><BR/>Oswaldo Pepeoswaldo pepehttps://www.blogger.com/profile/13721620147480795299noreply@blogger.com